RESILIÊNCIA EM TEMPOS DESAFIADORES

Assista o vídeo do webinar que aconteceu em

20/03/2020 com a especialista

Claudia Ribeiro Martins.

Claudia Ribeiro Martins Responde:

"Discuti com minha irmã recentemente, exatamente porque estou muito ansiosa e descontei nela. Ela não aceitou minhas desculpas, mesmo eu explicando que eu estava errada.... me dá um conselho do que fazer"

Resp.: Existe um pesquisador chamado Marshall Rosenberg que fala sobre aa Comunicação não Violenta, baseado nestes estudos, acredito que um bom caminho seja fazer acordos sem julgamentos para esclarecer com sua irmã o que houve e entender que o outro só vai compreender, se quiser e se conseguir. Esta atitude não está no seu controle. 

 

"Fala um pouco mais sobre Habilidades sociais"

Resp.: Habilidades sociais, são competências das relações interpessoais, ou seja, escutar atentamente sem interromper o outro, analisar uma situação e não julgar as pessoas envolvidas, falar de acordo com o perfil de quem escuta, entre tantas outras habilidades da comunicação. 

 

"Como administrar as emoções negativas?"

Resp.: Ao sentir uma emoção que você perceba que lhe faz mal, analise o que esta emoção está tentando lhe comunicar. O que você gostaria de viver e não está sendo atendido e como negociar com esta sensação de frustração. Não esconda suas emoções de você mesmo. Entenda por que está sentindo isso.

 

"Como fazer quando percebemos que já perdemos o controle, ou seja, que já entramos no modo automático e fizemos besteira?"

Resp.: Analise o evento logo após, sem culpa, apenas observe o que deveria ter feito e não fez e o que fez e que não gostaria de repetir, essa atitude ajudará no autoconhecimento e nas futuras escolhas.

Se possível, fale com a pessoa atingida e explique quais foram as suas limitações e pergunte o que o outro sentiu nesta circunstância.

 

"Quais as melhores práticas para entender e internalizar a resiliência?"

Resp.: Primeiro, o que não se deve fazer diante de uma adversidade, por exemplo: apenas se colocar em um lugar de vitimização, é importante entender a dor do momento e pensar em ações para superar o momento. Caso não consiga ter forças emocionais para superar o momento adverso, procure ajuda profissional. Para aumentar a resiliência, autoconhecimento, alteridade e equilíbrio emocional.

 

"Você pode falar um pouquinho mais sobre comunicação caprichosa, zelosa?"

Resp.: A comunicação caprichosa é uma comunicação com cuidado ao outro. Cotidianamente, falamos com muitas pessoas, próximas afetivamente ou não, e não nos preocupamos em escolher as palavras e ter atenção plena no momento desta comunicação.

Falamos e os outros que lidem como chegou esta comunicação até eles. A ideia é fazer de forma diferente, ter zelo antes para não ter conflitos depois. Seria uma forma de prevenção de confrontos ou sustentabilidade dos laços afetivos.

 

"Como localizo o instagram, como se escreve?"

Resp.: @htoneoficial

 HT | one - High Touch one - 2020

Rua Riachuelo, 326 - 13º - conj. 133

Liberdade - SP - 01007-000

contato@htone.com.br